Não há nada que você possa fazer pelo meio ambiente?

Nada pode ser uma das melhores coisas que você pode fazer.

Um dia por semana. Fazer nada.

Tire um dia da semana para descansar. Faça disso um verdadeiro shabat. Por você. Pela terra.

Não dirija. Não compre. Não construa.

Saia para caminhar. Coma com os amigos. Brinque ou leia com seus filhos. Cante. Medite.

Fazendo uma pausa

 

Um número cada vez maior de pessoas vê sabedoria em guardar um shabat de tecnologia, uma pausa de todos os dispositivos com tela. Bogotá, na Colômbia, introduziu os domingos sem carros, que são apreciados pela população. Quando as cidades israelenses fecham para o feriado judaico de Yom Kippur (o dia da expiação), a poluição do ar com óxido de nitrogênio diminui em 70-99% por dia. Muitas culturas instituíram dias de descanso ritualizados. Entre algumas comunidades pesqueiras em Fante, na costa de Gana, há dias sagrados, geralmente às terças-feiras, reservados como dia de descanso para os pescadores. A pesca não é permitida nesses dias. Isso dá ao mar tempo para reabastecer seu estoque de peixes. Da mesma forma, entre as pessoas da área tradicional de Dormaa, na região de Brong Ahafo de Gana, é proibido trabalhar na terra ou ir para a floresta/selva para qualquer atividade de trabalho às terças-feiras. Para aliviar as tremendas pressões de seu ativismo político, Mohandas Gandhi tirava toda segunda-feira como um dia de silêncio total.

Tente. Um dia por semana, minimize a necessidade de mais bens, minimize o uso de recursos naturais, minimize a emissão de dióxido de carbono e outros poluentes.

O shabat é considerado uma antecipação do mundo por vir (Talmude Babilônico, Berachot 57b). Literalmente. Se você está preocupado com nosso futuro, com o seu bem-estar, observe um verdadeiro dia de descanso. Isso ajuda a cultivar a comunidade, a autodisciplina, a calma interior e contentamento. Uma arma poderosa na luta contra a degradação ambiental e os desastres climáticos pode ser simplesmente uma tecnologia espiritual milenar.

Pode ser simplesmente uma questão de não fazer nada.

“Eu costumava pensar que os principais problemas ambientais globais eram a perda da biodiversidade, o colapso do ecossistema e as mudanças climáticas. Achei que, com trinta anos de boa ciência, poderíamos enfrentar esses problemas. Eu estava errado. Os principais problemas ambientais são o egoísmo, a ganância e a apatia, e para enfrentá-los precisamos de uma transformação espiritual e cultural.”

—James Gustave Speth, cofundador do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais; Diretor do Conselho dos Estados Unidos de Qualidade Ambiental para o presidente Jimmy Carter; fundador do World Resources Institute; Administrador do Programa das Naçõs Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

O que você pode fazer?

O que queremos de você? Sobretudo, nada. Sobretudo, força de vontade. Tente "não fazer nada" um dia por semana. Tente guardar um verdadeiro shabat, um dia de descanso. Promova essa ideia e a sua prática. Não há regras, não há medidas, não há notas. Faça o melhor que puder. Este é um esforço baseado puramente na boa vontade. Podemos reduzir coletivamente nossos danos ao meio ambiente com pura força de vontade? Confira a chamada à ação escrita por nosso fundador e diretor, Jonathan Schorsch, "Shabat na Era de Mudanças Climáticas".

 

Líderes religiosos (de todas as religiões e denominações)

Junte-se à nossa lista crescente de líderes religiosos que estão comprometidos em guardar e promover os shabats verdes.

Líderes (ambientais, políticos, empresariais etc.)

Junte-se à nossa lista crescente de líderes que se comprometeram com o shabat verde.

Publicitários e designers gráficos

Envie artes promovendo a ideia de um shabat verde. Iremos publicá-los em nosso site e colocá-los à disposição gratuitamente.

Pessoas que organizam eventos para o shabat (verde)

Envie-nos artes de convite para que possamos publicá-los em nosso calendário global e ajudar outras pessoas a ficar por dentro das atividades ambientais do shabat. Envie-nos descrições de eventos, atividades ou rituais que você organizou ou vivenciou que o entusiasmaram ou foram particularmente divertidos.

Junte-se à nossa lista de emails

Cadastre-se para ser o primeiro a saber de nossas novidades e eventos.